Exposições

Vouzela em close-up

Autor: Rui Silva

A exposição de exterior "Vouzela em close-up", da autoria do fotógrafo vouzelense Rui Silva, vai estar patente de 5 a 31 de maio, na rua Comendador Correia de Oliveira, em frente ao cineteatro. A mostra, inserida no Festival de Imagem de Natureza, permite-nos um olhar mais intimista sobre algumas espécies que podem ser encontradas no território de Vouzela.

Generg - Fotógrafo de Natureza do Ano

Autor: Exposição coletiva

As fotos vencedoras do concurso Generg - Fotógrafo de Natureza do Ano vão estar patentes, no Museu Municipal de Vouzela, de 5 a 31 de maio. A mostra reúne as melhores imagens das oito categorias que estiveram a concurso: Paisagem; Aves; Mamíferos; Répteis e Anfíbios; Peixes e Invertebrados; Flora e Fungos; Arte Fotográfica e Parque Natural Local Vouga Caramulo.

Endémico Mar Português

Autor: Exposição coletiva

A exposição fotográfica coletiva "Endémico Mar Português" pretende ilustrar a visão individual de cada um dos autores convidados sobre os valores naturais dos ecossistemas marinhos e costeiros do território português, ambientes de uma enorme diversidade biológica e que constituem uma riqueza nacional notável. Desde o mar profundo e revolto às serenas enseadas costeiras, das praias de extenso areal às cavadas arribas rochosas, passando pelas desembocaduras dos grandes rios, em impressionantes estuários e lagoas costeiras, as imagens patentes nesta exposição ilustram personagens enigmáticos que habitam estes ambientes fascinantes e plenos em vida. Participaram na exposição os fotógrafos: Bruno Maia; Carlos Patrício; Daniel Pinheiro; João Pedro Silva; João Rodrigues; Luís Ferreira; Nuno Vasco Rodrigues; Pepe Brix; Rui Bernardo; Rui Guerra; Rui Pereira e Tomás Martins. A mostra realiza-se no âmbito do Insitu - Festival de Imagem de Natureza de Vouzela e vai ser inaugurada no dia 6 de maio, pelas 10h. Estará patente na praça Conselheiro Morais de Carvalho, até ao dia 31 de maio.

Ameaças do Mediterrâneo: a conservação do mar nas mãos de todos

Autor: Javier Murcia

De 6 a 31 de maio, a Sala Binaural vai acolher a exposição de fotografia de Javier Murcia "Ameaças do Mediterrâneo: a conservação do mar nas mãos de todos". Com esta exposição, o fotógrafo espanhol pretende alertar para a importância do aumento da responsabilidade individual e coletiva para a conservação dos nossos mares e oceanos, desvendando um conjunto de imagens onde se expõe o impacto humano profundo na frágil natureza submersa, muitas vezes escondida do nosso olhar. Um dos problemas mais chocantes que se revela são os plásticos, que não só contaminam as águas e a linha de costa, como afetam também toda a fauna marinha, contribuem para a destruição dos habitats e provocam, recorrentemente, a morte de incontáveis espécies da fauna.