TIAGO MATEUS // Fotógrafo de natureza e guia fotógrafico
www.tiagomateusphotography.com/
Nascido em Lisboa em 1981, Tiago Mateus, fotógrafo residente em Almada, formou-se em engenharia, mas sempre foi um amante da natureza, da praia e do mar. Após concluir o mestrado em Ciência dos Materiais e de trabalhar alguns anos na área de investigação e desenvolvimento, começou a sentir um vazio dentro de si, uma necessidade de criar algo que não obedecesse à régua e esquadro da ciência. Em 2014 comprou a sua primeira máquina fotográfica e durante algum tempo experimentou sem grande sucesso diferentes tipos de fotografia. Contudo, a partir de 2016, começou a refugiar-se nas suas longas caminhadas pela natureza e foi nesse ponto que percebeu que o vazio que sentia podia ser preenchido com a Arte de captar as paisagens que percorria. Desde então dedicou-se total e exclusivamente à fotografia de natureza. Em 2019 conseguiu o seu primeiro trabalho profissional como fotógrafo de natureza na área do cinema de animação. A partir desse ano, desenvolveu uma série de projetos pessoais de fotografia de paisagem, dos quais se destacam "BRUME" de 2020, um projeto cinematográfico com raízes fotográficas que desenvolve nos bosques do Parque Natural Sintra-Cascais e "Pinus Pinea" de 2022, dedicado à espécie pinheiro-manso e às suas matas. Os frutos do projeto "BRUME" chegaram em 2022. Primeiro com a publicação da 'zine' de fotografia "BRUME" e alguns meses depois, com a sua primeira curta-metragem documental "Sentir", seleção oficial do Festival Internacional de Imagem de Natureza FIIN, onde, no ano seguinte, Tiago teve novamente uma curta-metragem selecionada para exibição intitulada "A semente", um filme de 2022 rodado no Parque Nacional dos Picos de Europa. Recentemente, Tiago começou a escrever para a revista de arte, fotografia e natureza PERSPETIVA. Nesta publicação 'online' bimensal assina a coluna "A Viagem Monocromática", dedicada ao seu mais recente projeto de fotografia a preto e branco. Em maio de 2023, foi o vencedor do prémio "Generg - Fotógrafo de Natureza do Ano" do concurso do Festival INSITU em Vouzela. Finalmente, em novembro do mesmo ano, Tiago foi o vencedor da categoria "Projeto do Ano" do concurso internacional Natural Landscape Photography Awards, com conjunto de 10 fotografias a preto e branco pertencentes ao projeto "Pinus-Pinea".
ISMAEL CUNHA // Fotógrafo de Natureza e Vida Selvagem
www.facebook.com/IsmaelCunhaPhotographer
Ismael Cunha, natural de Fafe, é formado em Engenharia do Ambiente e Florestal, uma combinação que reflete a sua paixão pela interseção entre a preservação ambiental, o conhecimento técnico e a conservação. Imerso na riqueza das serras do seu concelho, dedica uma parte significativa da sua vida a explorar, fotografar e divulgar a notável biodiversidade desses ecossistemas. É um defensor ativo na promoção da sustentabilidade e na consciencialização sobre a importância vital de proteger esses preciosos ambientes naturais.
JACINTO POLICARPO // Fotógrafo de Natureza e Vida Selvagem
www.facebook.com/JacintoPolicarpo
Nascido e criado numa zona rural, a Natureza sempre fez parte da sua vida. Na sua infância passava grande parte do tempo no campo. Entre brincadeiras e corridas, o som dos pássaros e das árvores ao vento ficaram bem enraizados na sua memória e no seu coração. Ao longo dos anos, o interesse pela natureza desenvolveu-se em frente à televisão, ao ver documentários da BBC e da National Geographic com o seu pai. O gosto pela arte também esteve sempre presente na sua vida. Como autodidata começou a fazer os seus primeiros esboços a óleo e pastel, sempre com motivos naturais (principalmente paisagens). A passagem para a fotografia deu-se por volta de 2008. A pintura (com várias questões mais técnicas) não tinha a característica "imediata" que sempre lhe agradou na fotografia e foi aí que começou a tentar retratar o que tentava pintar, mas agora numa "tela" ligeiramente diferente.
PEDRO REGO // Fotógrafo de Natureza e Vida Selvagem
www.pedroregowildlife.com
Pedro Rego, de 44 anos, é licenciado em Educação Física. Lecionou até à data de 2012, tendo a partir daí seguido o seu caminho na vertente artística da Fotografia e Vídeo de Natureza. A sua paixão e gosto pelo Natural e pela vida selvagem levaram-no a interligar a arte fotográfica com o meio natural e a fazer trabalhos de índole conservacionista quer para proteção de ecossistemas, quer para proteção de animais em risco de extinção. Elaborou trabalhos em Portugal e no estrangeiro entre os quais se destacam em Portugal: “Ecovia do Rabaçal – Valpaços; “Portas do Tua – Vale do Tua; “ O Lado Negro do Azeite” ; “R – Reciclagem em Portugal”. E no estrangeiro: Documentário longo: “Pólo Norte – O Degelo final” “Antártida – Nos confins do Mundo”. Tem um livro publicado com o título “Pólo Norte – O Degelo final” e encontra-se a finalizar mais 2 livros “Antártida – Nos confins do Mundo” e “Serengueti – As grandes planícies Africanas”. Tem também várias publicações em livros e em várias revistas e jornais, nomeadamente na prestigiada National Geographic e na revista inglesa “Wild Planet Photo magazine”. Vencedor de vários prémios em fotografia e vídeo, onde se destacam os dois últimos conquistados no Cine-Eco, premiando o Documentário “O Lado Negro do Azeite” em co-autoria com Sandra Cóias, com as distinções Vencedor – Prémio Séries Televisivas e Menção Honrosa – Séries Televisivas. Todos os trabalhos são direcionados para um objetivo comum, a preservação do Ambiente. Assim e com foco nesse objetivo, em conjunto com Sandra Cóias, acaba de realizar o Documentário R – Reciclagem em Portugal. Desde 2019 é Professor/Formador na área da Fotografia e Vídeo, bem como Social Media – Gestão de redes sociais e edição de Fotografia e Vídeo. Todos os trabalhos efetuados têm o âmbito da preservação e da luta pela defesa do ambiente e dos ecossistemas, bem como de animais em perigo de extinção. Desde 2017 que tem estado presente em escolas e universidades para dar palestras sobre os locais que já visitou (Pólo Norte, Pólo Sul, África, entre outros), estabelecendo um paralelismo entre esses locais longínquos e o nosso País, de forma a incentivar os mais novos à proteção do ambiente, dos ecossistemas e dos animais.
AGORASTOS PAPATSANIS // Fotógrafo de Natureza
www.agorastosphotography.gr
Agorastos é um fotógrafo profissional residente em Salónica, no norte da Grécia. Procura incorporar as suas emoções nas imagens que capta, permitindo que a criatividade desponte dos sentimentos e empatia que estabelece com o sujeito fotográfico. Através das suas imagens, procura despertar a necessidade primordial de criatividade nas pessoas e transmitir o seu amor pela natureza, na forma de um convite para que os cidadãos se reconectem com ela. O seu estilo fotográfico assenta no princípio de que “as fotos que criamos devem ser mais do que bonitas, devem ser reveladoras e não apenas entreter”. Incidindo maioritariamente sobre fotografia aérea, paisagem alternativa, macro fotografia e, mais em particular, cogumelos, tem vindo a desenvolver projetos fotográficos internacionalmente reconhecidos. Agorastos foi distinguido com vários prémios em importantes concursos fotográficos, incluindo Wildlife Photographer of the Year e European Nature Photographer of the Year. As suas fotografias foram também publicadas na revista National Geographic.
JOÃO TELES DE VASCONCELOS // Produtor, realizador, operador de câmara e editor
www.tatufilms.com
Depois de frequentar o curso de Cinema da ESTC, passou um ano na Índia, Indonésia e Timor-Leste a trabalhar como operador de câmara para a produtora de documentários de Vida Selvagem Wilderness Films India. Regressado a Portugal, fundou, em 2011, a ONG aidnature – Associação Internacional para a Documentação da Natureza. Através da aidnature produz e realiza um vasto catálogo de documentários para televisão e web, acerca da natureza e vida selvagem de Portugal e de outros territórios. Depois de fundar, em 2016, a produtora TATU FILMS, produziu e realizou a série documental “Wild Portugal” (2019), que efoi distribuída internacionalmente e exibida em cerca de 30 países, por diferentes canais de televisão. Desde 2020 produz, realiza e filma para a RTP as séries documentais “A Península” (2021), “Portugal Natural” (2023) e “Habitat” (2024). É através da partilha dos documentários que produz, que espera contribuir para uma cada vez maior reaproximação das pessoas ao mundo natural.
Carla Sofia Beato // Fotógrafa de Natureza e Vida Selvagem
www.facebook.com/carla.sofia.7731
Quando a Carla Sofia Beato calça as botas e vai para o campo sente necessidade de criar, no silêncio, um mundo pessoal através da Arte na Fotografia, deixando para trás o microfone, o palco e o público que a conhece profissionalmente. É na Natureza que se encontram os elementos no seu estado mais puro, selvagem, agreste, mas também belo, delicado, sensivel, frágil, e fotografa cada estação, cada momento, cada instante, ao frio, à chuva, ao vento, ao calor, ou na serenidade daqueles dias que embebem o corpo, não tanto pela sua forma, como pelas sensações e emoções que lhe transmitem, numa relação de equilíbrio físico e espiritual, que a transportam a um mundo onírico. Com a luz natural procura transmitir através da sua fotografia, cores, formas, volumes e texturas, a estética dos entes que encontra no seio de paisagens belíssimas e de força poderosa, arrebatadora, de que o Parque Natural do Tejo Internacional é guardião. Com as suas botas calçadas e de máquina fotográfica na mão explora caminhos, e senta se no chão ou sobre pedras para comungar do silêncio do território imerso onde a fauna e a flora habitam em estado selvagem nas encostas de vales profundos que o Tejo serpenteia. Natural de Castelo Branco a Carla Sofia Beato apresenta nos o seu território através da macro fotografia e de paisagens íntimas de outros tempos e lugares recônditos.
Richard Peters // Fotógrafo de Vida Selvagem e Guia Fotográfico
www.richardpeters.co.uk
Richard Peters é um fotógrafo de vida selvagem residente no Reino Unido que é conhecido por um estilo que favorece a luz dramática. O seu trabalho já foi reconhecido várias vezes, tendo já conquistado vários prémios no prestigiado Wildlife Photographer of the Year e sendo um dos únicos fotógrafos britânicos a ser nomeado European Wildlife Photographer of the Year. Além disso realiza safaris fotográficos e workshops em todo o mundo.
Gonçalo Elias e José Frade // Autores do livro "Como observar e fotografar aves - Guia de iniciação"
www.wilder.pt/diversoes/como-comecar-a-observar-e-a-fotografar-aves
Gonçalo Elias nasceu em Lisboa em 1968. Dedica‑se à observação e ao estudo das aves desde dezembro de 1987 e já colaborou em oito atlas ornitológicos em Portugal e no estrangeiro. É autor ou coautor de mais de vinte livros sobre as aves portuguesas e sobre os melhores locais para as observar. É fundador e administrador do Fórum Aves, bem como fundador e coordenador do portal avesdeportugal.info. Em janeiro de 2022 lançou, juntamente com mais quatro observadores, o projeto Aves do Mundo PT, uma página na Internet com uma lista de nomes em português para todas as aves do mundo. É licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores e possui um MBA em Gestão de Empresas. É co‑autor dos livros ‘Aves de Portugal Continental ‑ Guia fotográfico’ e ‘Como observar e fotografar aves ‑ Guia de iniciação’, em conjunto com José Frade. José Frade, por sua vez, nasceu em Cascais em 1966 e é apaixonado por fotografia desde os 14 anos. Tendo fotografado quase todas as espécies de aves regulares em Portugal e muitas das que apenas ocorrem raramente, resolveu procurar outros países para alargar o seu leque de registo fotográficos, seja na Europa, na África ou nas Américas. É autor e coautor de vários livros de fotografia como ‘As Aves pela minha Objectiva’, ‘A Natureza do Mundo’, ‘Rapinas’, ‘Limícolas’ e colaborador noutros, assim como em revistas. Em janeiro de 2022 lançou, juntamente com mais quatro observadores, o projeto Aves do Mundo PT. É administrador do grupo do Facebook, Aves de Portugal Continental. É coautor dos guias ‘Aves de Portugal Continental ‑ Guia fotográfico’ e ‘Como observar e fotografar aves ‑ Guia de iniciação’, em conjunto com Gonçalo Elias.