Mário Cunha //
www.mariocunhaphotography.com/
A sua grande paixão é a fotografia de natureza. Apesar de se ter doutorado em Biologia e gostar muito da área em que se formou, é o acordar cedo, caminhar num bosque ou no alto de uma montanha, retratando a natureza em momentos que esta partilha com poucos, aquilo que realmente o apaixona. Tudo isto fez com que se dedicasse exclusivamente à fotografia desde 2019. Criou um canal de Youtube onde partilha muitas das suas aventuras e conhecimento. Também ensina fotografia através de vários workshops, expedições e cursos online. Atualmente, dedica-se a fotografar em alguns dos locais que mais gosta de visitar regularmente. Entre eles destacam-se a Serra do Gerês e a zona de Sajambre no Parque Nacional dos Picos da Europa. Desde 2021 co-organiza o Festival de Imagem de Natureza do Gerês – IRIS.
Daniel Pinheiro e Luís Pinheiro - Wildstep Productions //
www.wildstepproductions.com/en
A Wildstep Productions é uma produtora independente de filmes especializada em história natural e ambiente, fundada em 2014 por Daniel Pinheiro, fotógrafo e realizador. Produz programas documentais, comerciais e científicos, oferecendo todas as fases da produção com entrega final do produto até 6K de resolução. Especializados em comportamento animal, paisagem natural, biodiversidade, imagem aérea com drone, macro, tele-objetivas e timelapse. Trabalhando em conjunto com universidades, cientistas e naturalistas, o seu objetivo é chegar ao grande público conectando arte, ciência e conservação. As suas produções foram emitidas na TV portuguesa (RTP1, RTP2, SIC) e internacionalmente; TVE (Espanha), CCTV (China), Wild Planet (Rússia), HRT (Croácia), Planete+ (Polónia), entre outras, obtendo recordes de audiência no formato História Natural em Portugal. Foram também premiadas em vários festivais de cinema em Portugal. Recentemente, a Wildstep Productions produziu para a RTP1 a série documental de 8 episódios "Portugal, Uma História Natural".
Michel d’Oultremont //
www.micheldoultremont.com/en/
Desde criança, Michel deixou-se encantar pelas maravilhas da vida selvagem. Cada avistamento, seja de aves majestosas ou de mamíferos fascinantes, deu origem a uma enorme paixão. E foi, assim, em 2007 que captou a sua primeira fotografia, congelando para sempre o encontro com um chapim-de-poupa, enrolado nos ramos de um abeto do seu jardim. Este evento foi um verdadeiro catalisador, um apelo irresistível para explorar o mundo e captar emoções através das suas lentes. Desde então, Michel embarcou numa busca contínua pelo interior belga e por terras distantes, ansioso por imortalizar momentos especiais. Para ele, cada imagem é um momento de emoção captada, uma sinfonia de sentimentos que norteia a sua abordagem fotográfica. O seu objetivo é imortalizar a vida selvagem em todo o seu esplendor, em harmonia com a paisagem natural que a rodeia. Com uma sensibilidade artística inata e um profundo conhecimento da vida selvagem, cria imagens de uma beleza minuciosa.
Nélia Mano // Engenheira Biológica
www.instagram.com/nelia_mano/
Nélia Mano é natural de uma pequena aldeia do concelho de Figueiró Dos Vinhos, encontrando-se atualmente a residir em Cantanhede. Fez uma licenciatura em Engenharia Biológica e Mestrado em Biotecnologia Vegetal, em Coimbra. Sempre trabalhou na área de propagação de plantas, sendo que atualmente desenvolve a sua atividade profissional numa empresa de produção de plantas medicinais, em Cantanhede. No 7º ano inscreveu-se no clube de fotografia da sua escola e obteve o seu primeiro contacto com uma máquina reflex, ainda analógica, e também com o mundo da revelação de fotografia. A partir dessa altura, comprar uma reflex passou a ser um dos seus objetivos, algo que concretizou há cerca de 8 anos. A macrofotografia era o tipo de fotografia que mais a fascinava e foi precisamente com esse tipo de fotografia que teve as suas primeiras experiências, especialmente com plantas, insetos e cogumelos.
Gilberto Pereira // Fotógrafo de Natureza
www.flickr.com/photos/gilbertofotos/
Gilberto Pereira, natural de Barcelos, cresceu numa pequena aldeia deste concelho. Na sua infância, brincava e passava muito do seu tempo na floresta, o que fez com que a sua paixão pela natureza esteja presente desde sempre. O gosto pela fotografia surge em 2010 com a compra da primeira máquina fotográfica DSLR. Inicialmente fotografando desporto automóvel e também eventos, não tardou a juntar o gosto pela fotografia à paixão pela natureza. Nos anos mais recentes, dedica todo o seu tempo livre exclusivamente a este tipo de fotografia.
Nuno Vasco Rodrigues // Biólogo Marinho
www.nunovascorodrigues.com/
Nuno Vasco Rodrigues é biólogo marinho e mestre em Estudos Integrados dos Oceanos. É autor de dezenas de artigos científicos e vários livros sobre fauna marinha, nomeadamente o recentemente publicado ESPÉCIES MARINHAS DE PORTUGAL. Fotógrafo de conservação, contribuidor regular de publicações como a Oceanographic e a National Geographic Portugal, as suas fotos têm alcançado diversos prémios internacionais e foi considerado fotógrafo de conservação do ano de 2021 pela Ocean Geographic. Mergulhador certificado desde 2000, tem mais de 2000 horas debaixo de água em vários lugares do mundo, a maioria das quais a estudar e fotografar a vida marinha.
Ricardo Lourenço //
www.instagram.com/rlourencophotography/
Ricardo Lourenço nasceu a 21 de Dezembro de 1982, na cidade de Portalegre, Portugal. Viveu toda a sua vida em contacto permanente com o meio natural e foi através dessa simbiose que foi construindo a sua perceção do mundo. Em 2007, pelo fascínio de querer conhecer "in loco" a vida selvagem que o rodeava e a crescente paixão pela fotografia, aliou estas duas áreas e começou por captar momentos usuais de vida selvagem. Fotografia após fotografia, começou a dar mais importância aos processos, metodologias e produtos resultantes do seu trabalho. O mundo das aves, principalmente, aguçou-lhe o apetite por imagens singulares de vida selvagem em Portugal. Através de publicações regulares na web e revistas de especialidade pretende conectar as pessoas ao mundo natural chamando a sua atenção para a beleza que a singularidade de uma imagem pode transmitir. Atualmente , utiliza principalmente a fotografia e o vídeo como ferramentas para dar corpo ao storytelling baseado em narrativas inspiradas no mundo natural. Ricardo Lourenço foi premiado em concursos nacionais e internacionais de fotografia de natureza (Cinclus, Asferico, FIO, IRIS, AMBID, GDT European Wildlife Photographer of the Year, Rewillding Portugal, etc..) é formador na área de fotografia e já foi orador em inúmeras conferências/festivais subordinados a temáticas tão abrangentes como a imagem enquanto arte, o poder da fotografia, a biodiversidade e os ecossistemas.
Alejandro Prieto //
alejandroprietophotography.com/
Alejandro é Médico Veterinário, Zoólogo e Fotojornalista profissional de vida selvagem, bem como fotógrafo subaquático. O seu trabalho foca-se principalmente na fotografia de conservação, colaborando com a Alianza Jaguar AC, uma organização sem fins lucrativos dedicada à conservação de jaguares. O fotógrafo já foi galardoado com diversos prémios internacionais de fotografia de grande prestígio, tendo publicado o seu trabalho em revistas mundialmente reconhecidas, como a BBC Wildlife, GEO e National Geographic.